(65) 98131-7700
Av. Governador Júlio Campos, 3280 - Jardim Glória,
Várzea Grande - Mato Grosso
DÚVIDAS

  • O que significam as unidades kWp e kWh?
    kWp: potência pico. Expressa a potência de um determinado equipamento em condições ideais. kWh: expressa a potência gerada ou consumida durante uma hora. Ex.: se o meu gerador produzir 3kW de potência média durante uma hora, ele terá produzido 3kWh.
  • O que são micro e mini usinas fotovoltaicas?
    A micro-usinas são aquelas com potência de até 100kWp (potência pico), e as mini-usinas, maiores que 100kWp até 1.000kWp.
  • Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residêncial?
    Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua resiência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: paineis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada. Mas na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial pois provalmente sairá mais caro. Além disso somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto a distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.
  • A manutenção do sistema de energia solar residencial é alta?
    Não, pelo contrário, muito baixa. Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. No geral o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.
  • Existe algum perigo ao instalar energia solar em minha residência?
    Os riscos são os mesmos de fazer qualquer manutenção no sistema elétrico de sua casa. Ou seja, se for bem feito o risco é muito baixo de levar um choque ou ter um curto circuito. Escolha bem a empresa que vai instalar o sistema de energia solar na sua casa que você não terá problemas.
  • Quanto tempo dura um sistema de energia solar residencial?
    Quando bem cuidado mais de 25 anos. Mas ja se encontram sistemas off grid ativos a mais de 25 anos
  • Consigo instalar energia solar em apartamento?
    Sim, se for na cobertura e tiver espaço. Sim, se for pelo condomínio e a laje/telhado de cobertura for grande o suficiente. Para faixadas é possível, porém muito mais caro e produzira muito menos energia. Para projetos arquitetonicos específicos funciona. Para o seu apartamento normal dentro da cidade, muito improvável.
  • Posso ligar qualquer equipamento com energia solar na minha casa?
    Sim, se você tiver um sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica (o padrão) você não terá nenhum problema pois ele gera energia em paralelo com a rede da distribuidora. Ou seja, quando falta energia solar a rede compensa.
  • Como funciona a energia solar residencial durante noite ou na chuva?
    Não funciona a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por isso que os sitemas fotovoltaicos são em 95% dos casos conectados na rede de sua casa. Durante o dia você gera energia elétrica solar além do que você precisa e joga o excedente na rede da distribuidora (Esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da rede da distribuidora e abate o seu consumo dos créditos de energia que você gerou durante o dia
  • A minha conta de luz pode chegar a R$ 0,00 na minha residência com energia solar?
    Não. Você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada na sua casa para quando você precisar. Sim. Se você instalar um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (com baterias). Custa mais caro, mas se você é um daqueles que quer dizer adeus para sempre à sua distribuidora esta é uma solução possível.
  • Quanto pesa o sistema de energia solar residencial?
    Em média ele varia de 12kg/m2 até 17kg/m2. Para telhados de telha de barro ele fica perto de 15kg/m2. Para telhados metálicos de telha trapezoidal ou telha zincada ele pesa em média 13.5kg/m2. Para lajes de concreto, onde é necessário inclinar as placas de energia solar, ele pode chegar até 17kg/m2. Para lajes de concreto onde precisa-se inclinar as placas e não pode perfurar para fixar, aí será necessário usar um sistema com lastro e o peso pode subir bem mais. Mas no geral o sistema fotovoltaico residencial é muito leve e 99% dos telhados suportam ele sem problemas.
  • Eu posso levar os painéis solares quando eu me mudar da minha residência?
    Se você usar um sistema de fixação de boa qualidade com certeza poderá remover os painéis solares, o inversor e até mesmo algumas partes do sistema de fixação podem ser desaparafusadas e reaproveitadas em uma mudança. Desta forma você pode levar com você o seu gerador de energia fotovoltaica residencial.
  • As placas solares aguentam granizo? O que acontece com a placa solar quando chove granizo na minha r
    As placas solares de qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado de 3.2mm a prova de granizo. O vídeo abaixo ilustra o quão resistente é o painel solar fotovoltaico (placa solar) com chuva de granizo, pessoas andando em cima e muito mais. IMPORTANTE: Embora o painél solar seja muito resistente, você não deve andar em cima como mostra no vídeo pois isso cria microfissuras nas células fotovoltaicas e você muito provavelmente terá um desempenho (geração de energia elétrica solar) menor que o ideal.
  • Garantia do sistema de energia solar
    Garantia do Painel Solar = 10 anos e 25 anos com eficiência até 80%. Garantia do Inversor Solar 5 anos. Garantia dos Cabos e Conectores especiais 5 anos. Garantia da estrutura de fixação dos painéis 5 anos. Garantia da instalação do sistema de energia solar de 1 ano.
  • O sistema de energia solar faz barulho?
    Não, ele não faz barulho algum.
  • Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?
    O sistema de energia solar é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Desta forma a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa)
  • Se até o fim do mês eu produzir mais energia do que eu consumi eu posso vender este excedente para a
    ão, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente vai virar um crédito para você e esses créditos tem 36 meses de validade contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome pois, não vai ganhar 1 único Real(R$) da sua distribuidora por esta energia extra que você está fornecendo para ela.
  • Se acabar a luz da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?
    Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico (hyperlink) irá desligar e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema). Sim. Se você tiver um sistema de energia solar com backup de baterias, ou seja, você tem um sistema fotovoltaico conectado à rede e possui um grande “no-break” com baterias na sua casa ou empresa (esta é uma solução com um custo bem alto).
  • E se houver um racionamento de energia? O sistema de energia solar me ajuda?
    Sim. Em 2001, quando tivemos a primeira Crise de Energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Se você tem um gerador de energia solar você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento de novo.
  • Após os 25 anos do sistema FV o que acontece? Ele perde totalmente a utilidade ou continuará funcion
    Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito) Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.
  • Qual a manutenção necessária após a instalação do sistema? Qual o custo disso? Quem faz?
    A manutenção anual limita-se a uma limpeza das placas (quando for necessário) com água. Como se você estivesse limpando um vidro de sujeira no seu telhado. Se chover a chuva fará este trabalho para você, caso fique muito tempo sem chuva (mais de 6 meses) e você observar que a placa está realmente suja, então o ideal é passar um pano nos painéis.
  • Os painéis FV resistem ao peso de um homem?
    Sim. Mas você não deve subir em cima da sua placa pois você vai trincar as células e não perceber e isso vai causar perda de eficiência do seu sistema.
  • Em quanto tempo o meu investimento se paga?
    Entre 4 e 9 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo. Depois que a energia solar se paga você terá energia grátis!
  • Quantos dias são necessários para montar o sistema FV na minha casa?
    Normalmente entre 1 e 2 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema) e também se não houver tantas dificuldades para acessar o telhado da residência. Mas normalmente é realizada em 2 dias.
  • Meu telhado tem 30 graus de inclinação, os módulos irão acompanhar essa inclinação ou será montada u
    Vai acompanhar o caimento do seu telhado. Normalmente montar uma estrutura específica para inclinar os painéis no ângulo perfeito é mais caro do que o benefício da geração de energia que é obtida. Ou seja, não compensa na sua situação inclinar os painéis a 22 graus.
  • No caso da inutilidade como é feito o descarte? De quem é a responsabilidade?
    Os painéis são feitos principalmente de vidro, alumínio e silício purificado (também tem prata e plástico). Todos esses materiais são recicláveis. Obs: Além de reciclável os 3 principais componentes tem um belo valor.
  • Eu posso instalar um sistema de energia solar com baterias e dar adeus a distribuidora?
    Pode, isso chama-se “Sistema de Energia Solar Autônomo ou Isolado”, mas isso vai custar bem caro e tem que ser muito bem planejado. Se você calcular um sistema “pequeno” demais correrá o risco de ficar sem energia na sua casa. Além disso as baterias vão precisar de manutenção ao longo dos 25-30 anos de vida do seu gerador solar.
  • Como é feita a conexão do meu sistema com a rede elétrica?
    Não se preocupe com isso! Quem tem que fazer isso é a empresa que vai instalar o sistema. Basicamente eles conectam os painéis solares no Inversor e o Inversor em seu quadro de distribuição (quadro de luz). Daí a energia gerada é distribuída para sua casa ou empresa. Fácil assim!
  • O que é a homologação do sistema junto a distribuidora?
    É um procedimento padrão onde a sua distribuidora de energia verifica se o seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, quem deve lhe dar esta garantia é a empresa que vai instalar o sistema na sua casa ou empresa.
  • Como eu monitoro a produção de energia solar do meu sistema?
    Compre um inversor fotovoltaico de qualidade e conecte ele na Internet! Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.
  • Qual é a diferença entre um painel solar e uma placa solar?
    Nenhuma, são apenas termos utilizados para descrever o painel solar fotovoltaico. O nome correto que se usa entre os profissionais da área é na verdade módulo fotovoltaico.
  • Como funciona o painel solar fotovoltaico?
    De uma forma muito simples, o painel é composto por células fotovoltaicas que ao serem atingidas pela luz do sol liberam eletricidade através de uma reação física.
  • Qualquer eletricista pode assinar o projeto do sistema fotovoltaico conectado à rede?
    Não. Somente Eletrotécnicos e Engenheiros Eletricistas podem. Isso acontece pois somente estes dois profissionais podem recolher o ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, que é obrigatório para fazer a conexão do sistema com a rede elétricas de sua casa ou empresa.


Av. Governador Júlio Campos, 3280 - Jardim Glória, Várzea Grande, Mato Grosso
Telefone: (65) 98131-7700
E-mail: centrooesteenergiasolar@gmail.com